Loading...

Energia fotovoltaica na barragem do Alto do Rabagão (Montalegre)

EDP – Energias de Portugal

Projecto

O projeto contribui para a diversificação do portfólio de produção de energia, da EDP, com foco em oportunidades de crescimento sustentável. Compreende o desenvolvimento de um projeto-piloto pioneiro que conjuga energia solar e hídrica, permitindo o acesso ao potencial associado à emergente tecnologia fotovoltaica, em interação direta com o reservatório de uma central hidroelétrica, com a qual opera complementarmente, potenciando as sinergias no uso da capacidade da rede.

A gestão conjunta das duas fontes de energia com um único ponto de conexão com a rede pode trazer vantagens significativas nas avaliações técnica e regulatória da componente de produção solar. Apesar das referências internacionais de estações fotovoltaicas flutuantes, a comunidade científica ainda regista limitações técnicas associadas à implementação deste tipo de projetos, limitações essas que a EDP está a procurar ultrapassar.

Impactes quantitativos e qualitativos

A I&D e os estudos detalhados sobre o potencial de estações fotovoltaicas flutuantes foram desenvolvidos, com sucesso, durante 2015 e permitiram obter conhecimento técnico-científico ao nível das sinergias fotovoltaica e hídrica. As operações do projeto-piloto começaram no final de novembro de 2016 na Barragem do Alto do Rabagão, concelho de Montalegre, com uma capacidade instalada de 220kW. O sucesso deste projeto pode ser decisivo para a evolução das tecnologias das energias renováveis.

Mais informação do projecto
2017-09-18T11:47:01+00:00