Loading...

“Tagga o teu futuro”

EDP – Energias de Portugal

Projecto

O Grupo EDP identifica como áreas prioritárias de intervenção: a igualdade de género, a integração de pessoas com deficiência, a coexistência de gerações variadas e, ainda, a inclusão de diferentes nacionalidades na organização, procurando garantir um ambiente de abertura no local de trabalho onde impere o respeito mútuo e a igualdade de oportunidades.

Neste sentido podem ser distinguidos os seguintes objetivos: a representação de 27% do género feminino no Grupo EDP até 2020; o aumento contínuo da % de mulheres em cargos de gestão; e a representação de 2% de colaboradores com deficiência no Grupo EDP até 2020.

Destacam-se como metas atingidas em 2016, o aumento de 1 pp. face a 2015 da presença feminina global, passando esta a representar 24% do total de colaboradores no Grupo. A presença feminina em cargos de gestão aumentou em 2016 para 25% onde, no segmento gestores se verificou um aumento de 25% para 28%. Relativamente às deficiências, este valor tem-se mantido estável ao longo dos anos, tendo atingido 1,6% em 2016.
Contribuem ainda para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável projetos, parcerias e compromissos que a área de Diversidade e Inclusão do Grupo EDP promove no seu plano de ação.

Neste sentido projetos como o Tagga o teu futuro, que teve como principal objetivo não só aproximar os alunos do mercado de trabalho, mas também desmistificar a ideia de que as profissões têm género, valorizando a tomada de decisão. Também a formação em enviesamento inconsciente levou à reflexão da organização relativamente aos potenciais preconceitos que podem influenciar processos de recrutamento, desenvolvimento e promoção.

Foram ainda mantidas parcerias com organizações como a Inspiring Future, Professional Women Network, CITE e Associação Salvador que potenciam o plano de ação desenvolvido até 2018.

De realçar os compromissos organizacionais como os Women’s Empowerment Principles da UN, a Carta Portuguesa para a Diversidade ereconhecimentos internacionacionais: Human Resources European Excellence Awards (Diversity and Inclusion Action Plan) e Thomson Reuters Top Diversity Index (12ª posição) que posicionaram a EDP em matérias de diversidade e inclusão.

Mais informação do projecto
Outras informações
2017-10-25T16:22:13+00:00