Loading...

Windfloat

EDP – Energias de Portugal

Projecto

O Windfloat integra a aposta da EDP no desenvolvimento de tecnologia eólica flutuante offshore. Responde à crescente necessidade de descarbonizar as sociedades e incide no elevado potencial desta tecnologia pioneira, ao mesmo tempo que contribui para a diversificação do portfólio, da EDP, de produção de energia com foco em oportunidades de crescimento sustentável.

O Windfloat está a ser implementado através de passos incrementais: protótipo, fase pré-comercial e fase comercial, o que permitiu obter um know-how significativo num estado inicial da tecnologia. Foram realizadas várias parcerias no sentido de avançar com a implementação do projeto, as quais incluíram design, produção, instalação e operação de turbinas eólicas offshore.

Impactes quantitativos e qualitativos

A fase de protótipo, que iniciou operações em outubro de 2011 na costa norte de Portugal, durou cinco anos e permitiu, com sucesso, comprovar a tecnologia. Com uma capacidade instalada de 2MW, a ~6km de costa, em águas com 40 a 50 metros de profundidade e a operar em condições marítimas desafiantes, o projeto gerou ~17GWh.

A EDP, lidera um consórcio de investidores internacionais privados de renováveis, no desenvolvimento de projetos pré-comerciais de offshore flutuante em França (24MW) e em Portugal (25MW) com foco em tecnologia de redução de custos, que têm forte apoio institucional de fundos europeus. O sucesso desta fase pode ser decisivo para a evolução das tecnologias das energias renováveis.

Mais informação do projecto
Globalizing Offshore Wind
2017-09-18T11:46:43+00:00