“Milk Start” e “O Pequeno-Almoço Dá Força”

O projeto Mleczny Start (Milk Start) surge em 2006, no âmbito da Partnerstwo dla Zdrowia (Parceria para a Saúde), uma plataforma polaca que junta a Biedronka, empresa do Grupo Jerónimo Martins naquele país, a Danone, a Lubella (Maspex Group) e o Instituto da Mãe e da Criança. Esta aliança tem como objetivo combater a malnutrição das crianças através da formulação de produtos alimentares com perfis nutricionais adequados, da facilitação do acesso aos mesmos e da sensibilização para a alimentação saudável.

Contando com a alavancagem das lojas Biedronka junto dos milhões de consumidores que todos os dias as visitam, esta colaboração tem resultado na venda da gama do primeiro produto social da Polónia, criado com o propósito de oferecer às famílias com menos recursos financeiros soluções alimentares, a preços reduzidos, que providenciem até 25% das necessidades diárias recomendadas de vitaminas e minerais para o crescimento das crianças.

Adicionalmente, o programa Śniadanie Daje Moc (O Pequeno-Almoço Dá Força) procura sensibilizar de forma lúdica, através de materiais pedagógicos, crianças dos seis aos 12 anos, os seus pais e professores, sobre a importância da primeira refeição do dia para uma nutrição equilibrada e um crescimento saudável, nas escolas aderentes.

Sem qualquer lucro associado para nenhuma das empresas da Plataforma, em 2016 foi vendida uma média mensal de 1,8 milhões de unidades de Milk Start, totalizando, numa década, mais de 200 milhões de unidades deste produto social.

Em 2016, o número de escolas envolvidas n’ «O Pequeno-Almoço Dá Força» aumentou 5,8% face ao ano lectivo anterior para 7.826, o que corresponde a mais de 65% das escolas primárias do país. 13 mil crianças também se juntaram ao programa pela primeira vez, elevando o número total para 195.650 crianças abrangidas.

Mais informação do projecto
Projecto Mleczny Start
Programa Śniadanie Daje Moc
Parceria “Partnerstwo dla Zdrowia”