SOS Dentista e SOS Dentista Júnior

Os encargos com doenças orais surgem em quarto lugar no topo das patologias mais dispendiosas de tratar em todo o mundo, segundo a Federação Dentária Internacional (WDF).

Inserido na sua estratégia de Responsabilidade Social Interna, o Grupo Jerónimo Martins lançou em 2012 o programa “SOS Dentista”, com o objectivo de apoiar os colaboradores com menores rendimentos nos seus encargos com tratamentos dentários, permitindo uma maior qualidade de vida e inclusão social (mais saúde e auto-estima). Em parceria com a Portugal Telecom – Associação de Cuidados de Saúde, o Grupo realiza consultas de diagnóstico para aferição dos casos prioritários. Posteriormente, definem-se planos de intervenção e sensibilização para a prevenção e dá-se início aos tratamentos.

Apesar da melhoria observada nos últimos anos, Portugal é ainda classificado como um país de severidade moderada no que diz respeito à cárie dentária infantil. Sabendo que os tratamentos dentários são dispendiosos e que os apoios estatais não respondem às necessidades, o Grupo Jerónimo Martins lançou também, em 2016, uma medida para os filhos dos colaboradores, na área da saúde oral. O “SOS Dentista Júnior” destina-se a crianças e jovens com idades compreendidas entre os 7 e os 17 anos.

Em 2016, na 3.ª edição do Programa “SOS Dentista” foram registadas 1.500 inscrições, estando 1.328 colaboradores com tratamentos em curso no final do ano. Entre 2012 e 2016, foram realizados 965 rastreios e apoiados 3.782 colaboradores no total das três edições do programa. Esta iniciativa mereceu um reconhecimento de satisfação de mais de 90% dos colaboradores abrangidos.

Também em 2016, a 1ª edição do Programa “SOS Dentista Júnior” integrou 500 crianças e rastreou 279 crianças filhos de colaboradores do Grupo.

Relatório de Responsabilidade Corporativa 2016
2017-12-14T16:06:12+00:00