Loading...

Programas de Inclusão no Mercado de Trabalho

Jerónimo Martins

Projeto

Com o objetivo de possibilitar a frequência de formação prática em contexto de trabalho a grupos de cidadãos com especial vulnerabilidade em termos de acesso ao emprego, o Grupo Jerónimo Martins estabelece vários protocolos com organizações e instituições de ensino e promotoras da inclusão social procurando oferecer formação e experiência laboral nas suas lojas. Estes protocolos são destinados a pessoas migrantes e refugiadas, jovens em risco, estudantes e pessoas com deficiência.

O Project Search, um programa de transição para a vida activa destinado a jovens adultos com necessidades educativas especiais, foi desenvolvido em parceria com a Cooperativa Focus, com a finalidade de facilitar a aprendizagem de competências em contexto real de trabalho. Destacamos, igualmente, os programas de apoio à empregabilidade de mulheres: parceria com a FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento – e a Embaixada dos Estados Unidos da América para o apoio e capacitação de mulheres empreendedoras, e a colaboração com a Fundação Girl Move, através da qual o Grupo acolheu jovens moçambicanas licenciadas para um estágio nas áreas de Qualidade e Segurança Alimentar, Marketing e Comercial.

Na Polónia, focámo-nos na inclusão de colaboradores provenientes de países do leste da Europa, nomeadamente da Ucrânia. Para a sua melhor inclusão, a Biedronka tem investido na criação de condições de vida e legalização destes colaboradores. Também os materiais de comunicação interna foram adaptados de modo a que estes colaboradores estrangeiros sejam integrados na cultura e funcionamento da Companhia

Impactes quantitativos e qualitativos

Em 2018, registámos 99 acolhimentos para formação prática em contexto de trabalho, alguns dos quais precederam contratação nas Companhias em Portugal, destacando-se:

• O Project Search, que decorreu na loja Recheio de Braga e acolheu 10 estagiários, durante 10 meses – dos quais sete foram contratados pelo Grupo;
• O acolhimento de migrantes e refugiados, avançando, sempre que possível, para a contratação imediata nas Companhias do Grupo. 71 pessoas migrantes e/ou refugiadas foram contratadas.

Mais informação do projecto
2019-06-25T18:06:11+01:00