Promoção da Leitura

Em Portugal, dois em cada três cidadãos diz ter lido pelo menos um livro nos últimos 12 meses, segundo os dados obtidos através de um estudo realizado em 2014. Por sua vez, mais de 10 milhões dos 38,5 milhões de habitantes da Polónia (2013) não leram um único livro no mesmo período. O facto de algumas das lojas do Grupo Jerónimo Martins ainda serem, em algumas pequenas localidades, o único espaço onde é possível comprar livros, aumenta muito a nossa responsabilidade em países onde os hábitos de leitura têm claramente espaço para crescer.

O Grupo está consciente de que a promoção e difusão da literatura infantil funciona como um catalisador do conhecimento, espírito crítico e criatividade junto das gerações mais jovens. É por isso que acredita poder ajudar a criar uma sociedade mais inclusiva no presente e no futuro. Foi nesse sentido que o Pingo Doce iniciou, em 2006, o desenvolvimento e comercialização de livros infanto-juvenis a preços acessíveis a todos os orçamentos familiares, procurando, também, contribuir para a igualdade de acesso à informação.

Aprofundámos, em 2014, o nosso compromisso com a educação tendo lançado o “Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce” que, com um prémio monetário anual de 50 mil euros, repartido entre o vencedor do texto e o vencedor da ilustração, tem promovido a descoberta de novos talentos nas áreas da escrita e da ilustração dirigidas aos públicos com idades mais jovens.

Em 2015, o projecto foi estendido à Polónia, através da Biedronka que lançou “O Prémio de Literatura Infantil da Biedronka, nos mesmos moldes utilizados no Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce.

A estratégia de promoção da leitura resultou em mais de 350 títulos exclusivos lançados nos 10 anos decorridos desde essa aposta nas nossas lojas Pingo Doce, registando vendas superiores a mais de 600 mil livros por ano. Na Polónia, do total de livros vendidos nas lojas Biedronka em 5 anos, mais de 17 milhões de livros pertenciam à categoria infanto-juvenil.

Na 3.ª edição do “Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce” foram recebidas mais de 2.500 candidaturas provenientes de todo o país. Em 2017, o número de candidaturas à categoria de texto superou o total de candidaturas às duas categorias do ano anterior.

Em 2016, após o sucesso da primeira edição do “Prémio de Literatura Infantil Biedronka”, que se traduziu em vendas superiores a 35 mil cópias da obra vencedora, realizou-se nova edição em que mais de 5 mil obras foram submetidas a apreciação do júri.

Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce
Relatório de responsabilidade corporativa 2016