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Promoção da Leitura

Jerónimo Martins

Projeto

Em Portugal, dois em cada três cidadãos diz ter lido pelo menos um livro nos últimos 12 meses, segundo os dados obtidos através de um estudo realizado em 2014. Por sua vez, mais de 10 milhões dos 38,5 milhões de habitantes da Polónia (2013) não leram um único livro no mesmo período. O facto de algumas das lojas do Grupo Jerónimo Martins ainda serem, em algumas pequenas localidades, o único espaço onde é possível comprar livros, aumenta muito a nossa responsabilidade em países onde os hábitos de leitura têm claramente espaço para crescer.

O Grupo está consciente de que a promoção e difusão da literatura infantil funciona como um catalisador do conhecimento, espírito crítico e criatividade junto das gerações mais jovens. É por isso que acredita poder ajudar a criar uma sociedade mais inclusiva no presente e no futuro. Foi nesse sentido que o Pingo Doce iniciou, em 2006, o desenvolvimento e comercialização de livros infanto-juvenis a preços acessíveis a todos os orçamentos familiares, procurando, também, contribuir para a igualdade de acesso à informação.

Aprofundámos, em 2014, o nosso compromisso com a educação tendo lançado o “Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce” que, com um prémio monetário anual de 50 mil euros, repartido entre o vencedor do texto e o vencedor da ilustração, tem promovido a descoberta de novos talentos nas áreas da escrita e da ilustração dirigidas aos públicos com idades mais jovens.
Em 2015, o projecto foi estendido à Polónia, através da Biedronka que lançou “O Prémio de Literatura Infantil da Biedronka, nos mesmos moldes utilizados no Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce.

Impactes quantitativos e qualitativos

A estratégia de promoção da leitura resultou em mais de 350 títulos exclusivos lançados nos mais de 10 anos decorridos desde essa aposta nas nossas lojas Pingo Doce, registando vendas superiores a mais de 600 mil livros por ano. Na Polónia, do total de livros vendidos nas lojas Biedronka em mais de 5 anos, mais de 17 milhões de livros pertenciam à categoria infanto-juvenil.

A 5.ª edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce e a 4.ª edição do Piórko, que premeiam os vencedores com um valor de 50.000 euros a dividir igualmente pelos autores do texto e da ilustração e com a oportunidade de publicação e venda das suas obras, resultaram em mais de 1.200 e 3.900 candidaturas, respectivamente. O valor acumulado dos prémios já atribuídos ascende aos 450.000 euros e o total de livros premiados vendidos em cada país ascende a mais de 87.000 e 130.000 unidades, respectivamente.

No caso da Polónia, em 2018 este Prémio foi também acompanhado por campanhas de sensibilização para a importância da leitura:
– o “Departamento de Emergência da Literatura”, um programa desenvolvido em parceria com a Fundacja Czas Dzieci (Fundação Tempo das Crianças), fomentou a “prescrição” da leitura de um livro adequado à idade das crianças que visitassem uma das 48 lojas Biedronka envolvidas, em 14 cidades. Registou-se uma assistência de cerca de 500 crianças;
– o passatempo Szkolne Przygody Gangu Słodziaków (Aventuras Escolares do Gangue dos Peluches) destinou-se às escolas primárias de todo o país, num investimento de mais de 10.000 euros. Mais de 100.000 alunos de um número superior a 3.400 escolas envolveram-se no desafio de organizar as celebrações do Dia da Leitura e na criação de uma estória de aventuras que incluísse as personagens do Gangue dos Peluches. As escolas vencedoras receberam livros para as suas bibliotecas, sendo também oferecidos aos professores materiais de ensino para o estímulo da leitura, interpretação e capacidade crítica.

Mais informação do projeto
Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce
Piorko Biedronka
Ostry Dyzur Literacky
2019-06-25T18:15:39+01:00