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Combater o desperdício alimentar em todas as frentes

Jerónimo Martins

Projecto

Estimando-se que mais de 300 mil pessoas passem fome em Portugal, este tema faz parte da agenda de preocupações do Grupo Jerónimo Martins há vários anos, através da forma como conduz os seus negócios para a eficiência da gestão das matérias-primas, ao longo da cadeia de valor das mesmas. O objetivo é claro: prevenir a produção de resíduos numa abordagem integrada nos cinco pilares da sua estratégia de responsabilidade corporativa e de forma colaborativa com várias partes interessadas:

  • Promover a saúde pela alimentação: Jerónimo Martins desenvolveu um processo de incorporação de vegetais não-padronizados nas receitas das sopas dos restaurantes Pingo Doce e nas de take-away em Portugal e na Polónia. Sendo opções mais saudáveis para os consumidores com pouco tempo para confecionarem as suas refeições, a 4ª gama das marcas Pingo Doce e Recheio (vegetais lavados e cortados para saladas e sopas) integra também esta matéria-prima.
  • Respeitar o ambiente: a integração de produtos que anteriormente eram considerados desperdício, permite reduzir os resíduos gerados na fase de produção em cerca de 15%.
  • Comprar com responsabilidade: através da aquisição de produtos alimentares não-calibrados, que anteriormente tinham pouco ou nenhum valor económico para produtores, e da sua integração nas unidades de transformação do grupo que produzem sopas para os restaurantes Pingo Doce e para Take Away, foi possível reduzir o custo desses ingredientes e aumentar o volume de negócio dos fornecedores;
  • Apoiar as Comunidades Envolventes: doando alimentos que cumprem todos os requisitos de segurança alimentar a instituições sociais que atuam junto de centenas de pessoas necessitadas, o grupo contribui para o combate à fome e malnutrição e o desperdício;
  • Ser um Empregador de Referência: Jerónimo Martins forma os seus colaboradores para que os mesmos procedam à correta identificação, seleção e separação dos alimentos seguros para venda e doação.

Impactes quantitativos e qualitativos

Em 2016:

  • Mais de 3.300 toneladas de vegetais não-convencionais foram integradas nas sopas dos restaurantes Pingo Doce e nas de takeaway e, ainda, na gama de preparados para sopas e vegetais Pingo Doce e Recheio.
  • Cerca de 10.000 toneladas foram vendidas a preço de desconto no Recheio que é visitado por milhares de profissionais do canal HoReCa;
  • Cerca de 41 toneladas desses mesmos produtos foram integrados na confeção de sopas provenientes da recente Fábrica das Sopas, na Polónia;
  • Mais de 10.000 toneladas de alimentos foram doadas a um conjunto alargado de ONG’s, que fizeram chegar os produtos a comunidades necessitadas, resultando num apoio à comunidade equivalente a mais de 15 milhões de euros.
Relatório de responsabilidade corporativa 2016
Como fazemos a diferença
2017-12-14T16:02:43+00:00