Loading...

Redução e gestão de resíduos

Jerónimo Martins

Projecto

Jerónimo Martins promove a prevenção, redução e reciclagem dos resíduos gerados, não apenas pela sua actividade, mas também pelos consumidores. O Grupo dispõe de pontos de reciclagem nas suas lojas, para que os consumidores possam depositar resíduos como pilhas usadas, óleo de cozinha e cápsulas de café, entre outros. O tipo e o número de pontos de reciclagem variam de acordo com a geografia.

Uma estratégia de sustentabilidade eficaz implica a mudança de práticas internas, mas também promove a adopção de processos mais responsáveis. É por isso que o Grupo trabalha com os seus fornecedores no sentido de melhorar a eco-eficiência das embalagens dos produtos de Marca Própria, com os objetivos de:

  1. reduzir o impacte ambiental das embalagens; e
  2. optimizar os custos de produção, transporte e gestão de resíduos das embalagens.

Impactes quantitativos e qualitativos

  • Em 2016, mais de 9.700 pontos de recolha foram providenciados aos consumidores, promovendo a recolha e a reciclagem de quase 700 toneladas de resíduos;
  • A valorização das cápsulas de café e tampas/rolhas/caricas resultou em 3.500 euros, que reverteram integralmente para instituições de solidariedade social;
  • Entre 2009 e 2016, foram já poupadas mais de 2.480 toneladas de materiais por ano e evitada a emissão de 475 toneladas de CO2 em transportes.

Na Polónia, todas as caixas para acondicionamento de fruta e vegetais são produzidas em cartão reciclado e com certificação Forest Stewardship Council (FSC).

Mais informação do projecto
CARACTERIZAÇÃO DE RESÍDUOS
RESÍDUOS DEPOSITADOS POR CLIENTES EM ECOPONTOS
2017-10-25T12:50:56+00:00