Reduzir emissões de GEE nos processos de logística

Uma vez que a actividade central do Grupo se centra na Distribuição, Jerónimo Martins tem como objetivo reduzir os impactes ambientais associados aos processos de logística em toda a cadeia de valor, minimizando o consumo de matérias-primas e de fontes de energia, bem como diminuindo o número de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e de resíduos gerados.

Como tal, o Grupo privilegia o uso de veículos que cumprem os requisitos Euro 5 e Euro 6 e tem implementado um programa de retorno (backhauling) que, iniciado em 2011, consiste na optimização de rotas e maximização da carga através da recolha de paletes vazias nas viagens de retorno das próprias lojas, assim como de fornecedores do Grupo em Portugal e na Polónia.

• Em 2016:
    • 97% e 68% das viaturas de transportes de mercadorias do Grupo na Polónia e em Portugal, respectivamente, respeitaram os requisitos Euro 5 e Euro 6;
    • O Programa de Backhauling permitiu a recolha de mais de 494 mil paletes, evitando percorrer mais de 7,5 milhões de quilómetros, o que equivale a cerca de 6,5 mil toneladas de CO2. Nos últimos 6 anos, foram recolhidas 2,6 milhões de paletes, evitando 38,2 milhões de quilómetros em viagens e a emissão de 35,4 mil toneladas de CO2.
Mais informação do projecto
Relatório de responsabilidade corporativa 2016