RECURSOS 2019-08-23T10:05:33+01:00

O BCSD Portugal e os seus parceiros disponibilizam ferramentas que ajudam as organizações a identificar prioridades e implementar ações concretas e mensuráveis que contribuam para incorporar e alcançar os ODS nas empresas.

O SDG Compass, Guia do CEO para os ODS nas empresas e o Guia do CEO sobre Direitos Humanos são publicações relevantes disponibilizadas pelo BCSD Portugal e pelos seus parceiros.

O SDG Compass apresenta cinco passos que ajudam as empresas a maximizar a sua contribuição para os ODS. Os cinco passos assentam no reconhecimento da responsabilidade de todas as empresas em cumprir a legislação relevante, respeitar os padrões internacionais e abordar, enquanto prioridade, todos os impactos negativos sobre os direitos humanos.

O Guia para os ODS nas empresas tem o objetivo de destacar o papel fundamental que as empresas desempenham na concretização dos ODS, apresenta o modo como as empresas podem envolver-se e os principais passos que devem tomar para começar a estar em consonância com a agenda.

O Guia do CEO pretende que os líderes de empresas se comprometam com o respeito pelos direitos humanos. Ao abordar proativamente os direitos humanos, as empresas têm o potencial de derrubar barreiras significativas ao desenvolvimento e impactar positivamente a vida de milhões de pessoas vulneráveis no mundo.

Consulte abaixo publicações, ferramentas e outros recursos de referência.

Agenda 2030
Guia do CEO
Visão Inspiradora
SDG Compass
 G20
Guia da EY sobre os ODS
Visão inspiradora para a Economia Europeia
Better World, Better Business
Pwc Navigation the SDG’s
Estudo CSR Europe

 

Lista de referências:

  • WBCSD Hub
  • UN Global Compact – Documentos
  •  UN Sustainable Development Goals – Recursos
  • Deloitte- Estudo– A nova agenda da sustentabilidade global
  • Pwc- Relatório– Os desafios das empresas portuguesas na integração na priorização dos ODS e relato não-financeiro:
  • Ban Ki-Moon – Website